segunda-feira, 20 de agosto de 2012

O que são as fitas adesivas usadas pelos atletas olímpicos?


Kinesio Tape, as bandagens coloridas que os atletas usam no corpo, têm função terapêutica

Atletas de diversas modalidades foram vistos nas competições das Olimpíadas de Londres utilizando um acessório curioso e ainda pouco conhecido: Kinesio Tape, fitas coloridas coladas em várias partes do corpo, como ombros, pernas, joelhos e coluna. Mas o que parece apenas um adesivo de enfeite, na verdade possui diversas funções e vem conquistando adeptos, principalmente entre os esportistas de alto rendimento.

As fitas Kinesio, ou Kinesio Tape, foram inventadas há mais de 30 anos pelo quiropraxista japonês Kenzo Kase para tratar e prevenir lesões musculares e articulares sem limitar os movimentos do corpo. O método não utiliza substâncias químicas e não consiste somente em aplicar as bandagens. É necessário um trabalho conjunto entre quiropraxista e atleta para que seja feito de forma adequada.

As bandagens terapêuticas são elásticas e adesivas e agem de acordo com a direção e tensão com que são aplicadas. Elas funcionam enviando estímulos ao cérebro e também possuem ondulações que elevam a pele, melhorando a circulação sanguínea.

Essas fitas são utilizadas principalmente para reduzir dores e sensação de desconforto. Elas promovem suporte durante a contração muscular, ajudam nas correções dos desvios articulares e no aumento da propriocepção - capacidade de receber estímulos provenientes dos músculos, dos tendões e de outros tecidos internos.

Além das funções já citadas, essas bandagens também reduzem edemas e hematomas, melhoram a circulação linfática e proporcionam suporte muscular e articular aos ombros, costas, joelho, panturrilhas e outras articulações. "Apesar de serem mais conhecidas por atletas, as fitas Kinesio podem ser utilizadas em bebês, para diminuir os efeitos das cólicas e em pessoas que tiveram algum tipo de paralisia muscular, inclusive as causadas por derrame", explica o Dr. Luiz Miyajima, quiropraxista responsável pela sede brasileira da clínica QuiroVida.

QUIROVIDA

Em 2012 a QuiroVida implantou sua primeira sede no Brasil, com o objetivo de trazer ao país um centro de quiropraxia com padrões internacionais. Sua primeira sede foi fundada em Lima, Peru, no ano de 2002. A preparação de seus profissionais, a eficiência em seus tratamentos e o enfoque na qualidade de atendimento levou a Quirovida a ser líder em serviços de quiropraxia, sendo premiada por sete anos consecutivos como Empresa Peruana do Ano e sendo o único Centro Internacional de Quiropraxia, com seis filiais no Peru, duas na Espanha, uma no EUA e uma no Brasil.

QUIROPRAXIA 

A quiropraxia hoje se encontra entre as três maiores profissões na área da saúde nos países desenvolvidos. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a Quiropraxia é uma profissão da saúde que se dedica ao diagnóstico, tratamento e a prevenção das alterações do sistema neuro-músculo-esquelético e dos seus efeitos na saúde em geral. Há uma ênfase em técnicas manuais, incluindo o ajuste e/ou a manipulação articular. Para isso, o quiropraxista, é o único profissional habilitado para identificar e remover estas interferências na coluna, aliviando o paciente dos sintomas e evitando novos problemas.




Fonte: Segs

20 comentários:

  1. Você sabia que tudo que você ve no Ocioso já apareceu antes no http://tedioso.com seu irmão.

    ResponderExcluir
  2. "É necessário um trabalho conjunto entre quiropraxista e atleta para que seja feito de forma adequada"
    Como Fisioterapeuta, eu, duvido muito que você encontre um quiropraxista aplicando essas bandagens em atletas, principalmente no Brasil.
    Seja em grandes clubes de futebol, ou em atletas de esportes individualizados, estas bandagens vem sendo aplicada por fisioterapeutas, que detém conhecimento aprofundado de anatomia, biomecânica, dentre outros.
    Antes de sair publicando as matérias, de uma estudada breve e de os créditos a quem realmente esta fazendo um trabalho cada vez melhor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cala boca seu animal. Quiropráticos são em geral muito mais especializados do que vocês fisioterapeutas.

      Eu sou quiroprático, especialista em holistica, e membro ativo de um grupo de estudo e ensino de terapia reiki.

      Vá você estudar antes de blasfemar seu pseudo cientista de araque.

      A medicina oriental, trata de males há milhares de anos antes da sua suposta medicina ocidental ser desenvolvida.

      E em geral os resultados são melhores.

      Excluir
    2. pra começar, animal é a sua mãe que te deu bastante educação mesmo, e outra, em momento algum falei que quiropráicos não sabem ou não podem aplicar a técnica, falei que no em clubes é muito difícil encontrar um fazendo isso.
      e sua medicina é tão boa que em todo lado vc encontra esse profissional mesmo, opa, esta caindo um da arvora aqui agora. e não vem discutir ciência cmg n camarada, seus resultados são tão controversos quanto essa técnica sem comprovação científica. e não me venha de milhares de anos não, venha dicutir cmg com argumentos e não essa sua exelente educação que so ai vc ja perdeu.

      Excluir
    3. hahai! Anônimo Win!
      Dr. Chapatim, desculpa ai, mas vc cheirou! xD

      Excluir
    4. Tbm sou fisioterapeuta e concordo com O Anônimo! Dr. Chapatim, faz uma faculdade, estude em cadáveres, faça laboratório de fisiologia.....enfim! Daqui uns anos tenta discutir com a gente! Se fosse tão bom mesmo não teria partido para a grosseria, caminho mais curto para a pessoa que não tem argumento. Acredito sim que a quiropraxia seja eficiente, mas profissionais como vc fazem a especialidade perder o crédito, pois perdeu a oportunidade de esclarecer.

      Excluir
    5. Também sou fisioterapeuta e acredito que de forma alguma os quiropráticos sabem ou não aplicar técnicas, como já foi dito. Porém vamos analisar em âmbito de legislação, no Brasil a quiropraxia é uma especialidade da fisioterapia de tal forma que toda e qualquer pessoa que aplique tal técnica sem formação profissional em fisioterapia está realizando o exercício ilegal da profissão. Saliento novamente que não é questão de aptidão, porém da legislação brasileira que não considera ainda a quiropraxia como profissão.
      E mais uma vez em uma análise podemos verificar que a fisioterapia se apresenta mais desenvolvida no Brasil, tomando frente em técnicas manipulativas entre inúmeras outras, mas isso é em relação a história da fisioterapia no Brasil.

      Excluir
  3. Por favor, alguem que tenha um blog pode me explicar esse site? O_o

    www.divulgablog.site11.com

    É isso mesmo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alex, dá o cu que passa a tua dúvida.

      Excluir
  4. Quiropraxia não é a única que pode manipular as articulações; a Osteopatia engloba muito mais aspectos que essa e em sua formação aprende manipulações articulares. A bandagem também anda longe de ser feita somente por Quiropatas, qualquer fisioterapeuta que faça o curso e/ou entenda do assunto pode aplicar a técnica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. não é tao simples assim amigo !
      " qualquer fisio " não da pra realizar isso da forma adequada !
      existe muito fisio " robô " , só sabe fazer aquilo que aprendeu na faculdade!
      " a mais é só fazer um curso é boa !! " sim e não ! você tem que concorda comigo que o cara tem que dominar :
      biomecânica, função do músculo, origem e inserção etc..
      e isso não acho que de pra aprender com um curso !! então é uma técnica fácil ? sim ela é !! mais eu acho que o fisio tem que ter um preparo grande !! se ele for esperto vai saber usar ate na dona Maria que sente dor nas costas !!

      mais você ta certo !!

      Excluir
    2. Aplicar kinesio, ate massagista aplica, mas aplicar com a técnica correta, visando a melhora da performance do atleta e não só ficar coloridinho é necessário um amplo conhecimento sim...

      Excluir
  5. Interessante, nem imagina que era para isso.

    ResponderExcluir
  6. Que bacana, no jogador de vólei da Servia eu pensei que era tatuagem.

    Sorteio: Mosaico Personalizado 120x90cm
    Só curtir para participar: http://migre.me/ar3M5

    ResponderExcluir
  7. Gente, eu uso essas fitas para tratamento de celulite!Funciona muito!1 semana com as bandagens e suas celulites vao embora!

    ResponderExcluir
  8. Que interessante hein

    Você está procurando por Empregos e Estágios em Minas Gerais ?
    então não perca tempo e visite meu blog: http://maisempregosmg.blogspot.com.br/
    https://www.facebook.com/pages/MaisEmpregosMG/456387321052689
    MaisEmpregosMG
    Está procurando por Empregos e Estágios,aqui está o seu todos os dias

    ResponderExcluir
  9. As fitas são para esconder as estrias.....e vcs discutindo!!!!
    Mas tá divertido....rsrsrs

    ResponderExcluir
  10. Bom dia!
    O nome correto do método é Kinesio Taping, já o nome Kinesio Tape é a marca da primeira bandagem, que foi criada pelo Dr. Kenzo Kase (inventor da técnica)
    Hoje a Marca Kinesio Tape tem um centro de estudos e pesquisas no Novo México.
    Ótima técnica, trabalho bastante com ela!
    Grande Abraço

    ResponderExcluir